Tratamentos para olhos Tratamentos

ESTRABISMO

O que é?

Estrabismo é o desvio dos olhos do seu eixo normal. Pode acontecer em qualquer idade, sendo mais prejudicial nas crianças e, às vezes, perigoso em adultos e idosos.

Desvio dos Olhos

Há principalmente dois motivos para o desvio dos olhos:

• Se apresenta baixa visual ou se não possui visão, os olhos podem desviar. Isto é grave;
  • Se possui musculatura fraca. Neste caso, a visão pode ser boa, porém, se não for feito tratamento, poderá evoluir para a perda visual.

Baixa Visão: Pode ser por lesões no cristalino, retina ou nervo óptico. Estes casos devem ser muito bem estudados e orientados aos pais sobre o que fazer.

Musculatura fraca: Nestes casos, o prognóstico é melhor, geralmente com tratamento oclusivo e cirúrgico, obtendo um bom desenvolvimento da visão.

Idade e Desvio Ocular

• Até seis meses de idade: a criança pode ter alguma perda eventual da fixação, ora em um olho, ora noutro. Após seis meses, os olhos devem estar alinhados.
  • De seis meses até dois anos e meio: É o período do desenvolvimento de visão binocular, onde aprendemos a ver com os dois olhos. Até os dois anos e meio, os olhos devem estar alinhados, caso contrário, nunca mais será desenvolvida a visão estetoscópica. Por isso, estrabismos precoces devem ser tratados cedo, antes dos três anos de idade.
  • De 3 a 6 anos: Os estrabismos que aparecem podem ter relação com graus nos olhos (hipermetropia alta) e também podem ser alterações graves, como tumores oculares, lesões na retina, etc.
  • Na infância e na adolescência os desvios podem ter as mais variadas causas, em geral, baixa visual por lesões oculares ou estrabismo familiar.
  • No adulto ou idoso, se aparecer estrabismo pode ter como causa alterações cerebrais, como aneurisma e tumorações cerebrais.

O importante no estrabismo é o diagnóstico precoce da sua causa. Pode-se descobrir uma causa grave, como tumores oculares, infecções na retina, catarata, glaucoma etc. Se for por causa de musculatura fraca ou grau alto, o tratamento oclusivo é mandatório para desenvolver a visão.

Estrabismo por Baixa Visual

Todo olho sem visão tem tendência a desvio. Se isso acontecer à estética fica prejudicada e nesse caso, a correção cirúrgica é importante. Na região oeste de Santa Catarina acontece muito o estrabismo por lesão macular de toxoplasmose. Há perda visual pela doença, com desvio secundário do olho. Este pode ser operado, para melhorar a estética.

A descoberta precoce do estrabismo com o tratamento correto é importante para o restante da vida da pessoa. Há crenças populares que o estrabismo de criança desaparece ou deve ser tratado quando a criança vai para a escola, com 6 ou 7 anos. Isso não é correto. Criança com 1 a 2 anos com estrabismo deve ser diagnosticada e tratada antes dos dois anos e meio a três anos de idade, período em que a plasticidade cerebral é melhor, com manutenção da visão estetoscópica. Esta estereopsia, que é a visão simultânea com os dois olhos, é que vai manter o alinhamento dos olhos na idade adulta.

Tratamento

Na Clínica de Olhos, a equipe está preparada para diagnosticar e tratar praticamente todos os tipos de estrabismo precocemente. Em alguns casos, somente o tratamento oclusivo resolve, em outros, somente com cirurgia. O importante é saber porque os olhos estão desviados e qual a causa do estrabismo.

49 2049 0100

Av. Getúlio Vargas, 681 S - Centro