Tratamentos para olhos Tratamentos

GLAUCOMA

O que é?

O glaucoma é uma doença caracterizada por escavação do nervo óptico, devido ao aumento da pressão intraocular, com perda progressiva do campo visual. Em geral, o glaucoma é uma doença silenciosa, sem sintomas iniciais, podendo levar à cegueira irreversível.

Pressão Ocular

A pressão ocular normal varia entre 10 a 22 mmhg. Esta pressão ocular não tem nenhuma relação com a pressão arterial.

Pressão ocular ideal para o olho:
A pressão ocular ideal é aquela que não causa danos (escavação) para o nervo óptico.
Algumas pessoas podem desenvolver glaucoma com pressão ocular de 15,16, 17 ou mais de 20 mmhg, pois tudo depende das características individuais de cada paciente.

Como medir a pressão ocular:
A pressão ocular só pode ser medida pelo médico oftalmologista, com um aparelho chamado de tonômetro. A Clínica de Olhos dispõe deste aparelho computadorizado e automático.

O Glaucoma pode levar a cegueira?

Sim. É a principal causa de cegueira irreversível no mundo, porque as pessoas não percebem a doença.

Sintomas do glaucoma

No início da doença não há sintomas, e não há dor. Há uma diminuição lenta e progressiva das fibras do nervo óptico, com perda do campo de visão quase imperceptível. Se não for diagnosticado e tratado, o glaucoma evolui silenciosamente para cegueira.

O glaucoma tem tratamento?

Sim, desde que descoberto no início, antes de levar a cegueira.
O tratamento no início é com colírios, que podem ser associados com dois ou mais princípios ativos. Caso os colírios não impeçam a progressão da doença, pode ser necessária a realização da cirurgia antiglaucomatosa.

Diagnóstico do Glaucoma

Deve ser feito pelo oftalmologista, com a medição da pressão intraocular, análise da escavação do nervo ótico, estudo da perda do campo visual, entre outros, com uso de aparelhos especiais. São eles:

Cirurgias de Glaucoma

Quando não há estabilização da pressão ocular, com aumento da perda de fibras do nervo óptico e o risco de cegueira, a cirurgia é indicada. A cirurgia consiste em colocar uma válvula do próprio tecido ocular, que drena o humor aquoso, evitando que a pressão aumente. Se já existe cegueira total, mesmo com a cirurgia, a visão não será recuperada.

A cirurgia tem vários riscos, entre eles: infecção ocular, desenvolvimento de catarata, pressão ocular muito baixa ou voltar a subir a pressão ocular. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico próprio. São poucos oftalmologistas que realizam este tipo de cirurgia. Na Clínica de Olhos, são realizadas cirurgias de glaucoma desde recém-nascidos até idosos.

Hemorragia Vítreo-Retiniana

As hemorragias no vítreo e retina podem ocorrer em:

• Diabéticos, principalmente mal controlados;
  •  Hipertensos arteriais;
  • Portadores de aneurismas em geral e na retina;
  • Trauma ocular; Doenças sistêmicas (Leucemia, Artenite).

A Clínica de Olhos dispõe de equipamentos para diagnósticos e tratamento desta patologia.

49 2049 0100

Av. Getúlio Vargas, 681 S - Centro