Tratamentos para olhos Tratamentos

LENTES DE CONTATO


O que é?

Lente de contato é um recurso ótico para auxiliar a visão em miopia, astigmatismo e hipermetropia. Existem também lentes de contato estéticas, para melhorar o aspecto de olhos deformados por lesões ou por qualquer outra irregularidade.

Tipos de Lente:

Gelatinosas
São lentes de material macio e suave, que dão bom conforto ao usuário.
Podem ser de uso diário, semanal, mensal ou anual. As mais difundidas são as lentes descartáveis de uso mensal.

Fluorcarbonadas
São lentes rígidas, que se destinam para portadores de astigmatismo alto, irregular e principalmente à pacientes portadores de Ceratocone (córnea torta). São lentes de mais difícil adaptação, porém, geralmente com boa qualidade de visão.

Lentes especiais para Ceratocone

Às lentes Rose - K-2 são especiais para adaptação em casos difíceis de ceratocone. Trazidas para a clínica pelo Dr. Fernando Bonfante, são bem mais toleradas e de mais fácil uso, com melhor visão, mas com difícil adaptação.

Dúvidas Frequentes:

Quem pode usar lente de contato?
Inicialmente, é aconselhado realizar exames dos olhos com o oftalmologista para saber se existe alguma doença que seja incompatível com o uso de lentes de contato. Se não houver contraindicações, todos os míopes, astigmatas e hipermetropes podem se tornar usuários de lente de contato.

Há riscos em usar lente de contato?
A lente de contato, por ser um corpo estranho, pode levar a irritação nos olhos, alergia ocular e até lesões graves, como úlcera de córnea com risco da perda de visão.

Qual idade para se tornar usuário de lente de contato?
Não existe uma idade específica para o início do uso de lente de contato. É necessário consulta oftalmológica e correta orientação ao usuário e familiares sobre o uso e manuseio das lentes de contato. Existem casos de altos graus, que já se inicia o uso de lente de contato precocemente, mas tudo depende da indicação.

Posso dormir com a lente de contato?

Em geral orienta-se ao usuário para não dormir com a lente de contato. Existem hoje lentes muito permeáveis ao oxigênio, que após avaliação da córnea, podem ser usadas para dormir.

Ortoceratologia
É um ramo novo da contatologia, que consiste em adaptar uma lente para uso noturno, ou seja, enquanto dorme.

Esta lente é retirada pela manhã, e mantém a visão boa para o paciente durante o dia. Os exames e cálculos para o uso dessa lente devem ser precisos. Pode ser adaptada na miopia inicial em adolescentes, em pessoas que não conseguem usar lente durante o dia devido à poeira, olhos secos, etc.

A cidade de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, é uma das três cidades do Brasil que mais possui usuários deste tipo de lente. O processo de adaptação iniciou em Junho de 2004, e todos os usuários estão bem, e até o momento nenhum deles aumentou a miopia, mesmo estando passando pela adolescência, período em que mais cresce a miopia.

Lentes coloridas

É a grande atração dos jovens, pois alteram a cor natural dos olhos. Porém, estas lentes também possuem riscos. Deve ser feito exame ocular próprio e, se for adolescente, é conveniente vir com os pais ou com algum familiar para receber orientações.

Quando bem utilizadas e manuseadas as lentes podem ser um recurso ótico muito importante. As lentes coloridas também podem ter grau. A Clínica de Olhos Dr. Delso Bonfante dispõe de lentes de contato gelatinosas de todos os graus e várias marcas e modelos a pronta entrega.

 


49 2049 0100

Av. Getúlio Vargas, 681 S - Centro
Cep 89812-000
Chapecó - SC

Desenvolvido por BRSIS