Tratamentos para olhos Tratamentos

RETINOPATIA DA PREMATURIDADE

O que é?

É uma doença que pode afetar bebês prematuros, principalmente abaixo de 28 semanas e com baixo peso ao nascer, em especial menor que 1,500 gr. Quanto menor o peso ou a idade gestacional, maior é o risco de desenvolver a doença.

Essa patologia se desenvolve porque a retina prematura não apresenta vascularização periférica adequada, induzindo a proliferação de novos vasos mal formados. Estes vasos podem provocar hemorragias e até trações que descolam a retina.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo de alterações, podendo ser desde foto coagulação com laser, até cirurgia.

Como diagnosticar a doença?

Bebês prematuros que se enquadram neste perfil ou próximo dele, e bebês que apresentam quadro instável (uso de incubadora e oxigênio terapia), devem ser examinados pelo oftalmologista.

O exame deve ser realizado entre a quarta e sexta semana de vida, ou entre a 31 e 33 semanas de vida pós-conceptual. Assim é muito importante o tratamento da ROP em fases iniciais, evitando- se assim a evolução de doença.

Degeneração ocular relacionado à idade DMRI

Os traumas oculares podem levar a hemorragias vítreo-retinianas leves a severas, descolamento de retina imediato, ou tardio, às vezes anos após o trauma.  Formam - se trações vítreas, que podem tracionar a retina muitos anos após o trauma.

Por isso todo o trauma ocular deve ser examinado pelo retinólogo, para assim poder definir a necessidade e o tipo de tratamento.

49 2049 0100

Av. Getúlio Vargas, 681 S - Centro