Tratamentos para olhos Tratamentos

CROSSLINKING




O que é?

É a aplicação de uma mistura química de Riboflavina com Dextran, que na presença de radiação ultravioleta, fortalece as ligações químicas das fibras corneanas. Isso evita a evolução do Ceratocone. 

Como é realizado:

  • A aplicação é feita com anestesia tópica (só com gotas de colírio anestésico);
  • Retira-se o epitélio da córnea;
  • Aplica-se o produto com luz ultravioleta controlada durante 30 minutos;
  • Coloca-se uma lente de contato por 4 a 5 dias, até o epitélio se fechar.

Indicação para o Crosslinking

Para as pessoas portadoras de Ceratocone inicial, o tratamento não serve para correção da córnea que já está torta. Como o Ceratocone geralmente aparece nos dois olhos, é importante as pessoas que já tem visão ruim em um olho, cuidar do olho que ainda está saudável, pois há uma tendência de ficar prejudicado também. Em geral, o tratamento com Crosslinking endurece a córnea por 5 anos em média. Se o Ceratocone evoluir novamente após 5 anos (em média), o tratamento pode ser repetido.  

Crosslinking e Anel de Ferrara 

Se nos olhos em que foi colocado o Anel de Ferrara a córnea continuar encurvando, há possibilidade de aplicar o Crosslinking para fortificá-la.

Atualmente, já se preconiza o implante do Anel de Ferrara juntamente com a aplicação do Crosslinking. O plano é aplanar a córnea com o Anel e endurecê-la com a aplicação do Crosslinking. 

Trata-se de moderna tecnologia, já com 10 anos de seguimento na Europa, hoje difundida no mundo inteiro.

É importante entender que o Crosslinking evita a evolução do Ceratocone. Então, esta aplicação deve ser precoce, ou seja, logo no início da doença, assim que for diagnosticada.

49 2049 0100

Av. Getúlio Vargas, 681 S - Centro
Cep 89812-000
Chapecó - SC

Desenvolvido por BRSIS