Tratamentos para o ceratocone em Chapecó
Tratamentos para o Ceratocone
O ceratocone é uma doença ocular que causa o afinamento e a deformação da córnea, a camada transparente na parte frontal do olho. Isso pode causar visão embaçada, distorções visuais e sensibilidade à luz.
O ceratocone pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adolescentes e adultos jovens. A causa do ceratocone não é totalmente conhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Tratamentos
O tratamento para ceratocone varia de acordo com o estágio da doença. Os tratamentos disponíveis incluem:
Óculos ou lentes de contato:
são a opção de tratamento mais comum para ceratocone leve. Os óculos podem corrigir a miopia e o astigmatismo, enquanto as lentes de contato podem ajudar a melhorar a visão em todos os casos de ceratocone.
Crosslinking de colágeno corneano:
é um tratamento minimamente invasivo que fortalece a córnea e pode retardar ou interromper a progressão do ceratocone. O crosslinking é realizado com o uso de riboflavina (vitamina B2) e radiação ultravioleta-A.
Anéis intracorneanos:
são implantes cirúrgicos que ajudam a alterar a forma da córnea e melhorar a visão. Os anéis intracorneanos são indicados para ceratocone moderado a severo.
Transplante de córnea:
é o último recurso para ceratocone avançado. O transplante de córnea envolve a substituição da córnea doente por uma córnea saudável de um doador.
Óculos ou lentes de contato:
Óculos ou lentes de contato são a opção de tratamento mais comum para ceratocone leve. Os óculos podem corrigir a miopia e o astigmatismo, enquanto as lentes de contato podem ajudar a melhorar a visão em todos os casos de ceratocone.
As lentes de contato são geralmente a melhor opção para pessoas com ceratocone, pois fornecem uma visão mais ampla e periférica do que os óculos. No entanto, as lentes de contato requerem mais cuidados e atenção do que os óculos. Elas também podem ser mais caras, especialmente as lentes de contato descartáveis.
Crosslinking de colágeno corneano:
O crosslinking de colágeno corneano é um tratamento minimamente invasivo que fortalece a córnea e pode retardar ou interromper a progressão do ceratocone. O crosslinking é realizado com o uso de riboflavina (vitamina B2) e radiação ultravioleta-A.
A riboflavina é aplicada na córnea por várias horas antes da exposição à radiação ultravioleta-A. A radiação ultravioleta-A estimula o colágeno na córnea, tornando-o mais forte e resistente à deformação.
O crosslinking de colágeno corneano é um procedimento seguro e eficaz, com poucas complicações. No entanto, ele não é uma cura para o ceratocone e pode não ser eficaz em todos os casos.
Anéis intracorneanos:
Os anéis intracorneanos são implantes cirúrgicos que ajudam a alterar a forma da córnea e melhorar a visão. Os anéis intracorneanos são feitos de um material flexível e são inseridos na córnea através de pequenas incisões.
Os anéis intracorneanos são indicados para ceratocone moderado a severo. Eles podem melhorar a visão em até 80% dos casos.
Os anéis intracorneanos são um procedimento seguro e eficaz, com poucas complicações. No entanto, eles podem causar alguns efeitos colaterais temporários, como sensibilidade à luz, visão turva e coceira nos olhos.
Transplante de córnea:
O transplante de córnea é o último recurso para ceratocone avançado. O transplante de córnea envolve a substituição da córnea doente por uma córnea saudável de um doador.
O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico complexo que pode levar vários meses para se recuperar. No entanto, é um procedimento eficaz que pode restaurar a visão em até 90% dos casos.
Qual tratamento é o melhor para você?
Somos referência no tratamento de ceratocone no Brasil. O Dr. Delso Bonfante é um dos mais renomados oftalmologista no assunto. E aqui na nossa clínica, você vai encontrar atendimento especializado para descobrir as melhores opções de tratamento para você.
Agende já uma consulta